27/08/07

Pedintes para sempre ?

O Museu Nacional dos Coches, está a organizar uma excelente iniciativa, cujo cartaz aqui se apresenta e à qual tiro o chapéu.

A iniciativa consiste na realização no último domingo de cada mês de um "café-concerto" de magnífica música, de reputados compositores, interpretada músicos de elevada craveira. E a cereja em cima do bolo: é gratuito!

No quase improvável cenário (porque os coches se mantêm lá e porque o calor quase nos coze) para ouvir música, registei ontem uma assinalável enchente. Presumo, que nos outros dias terá sido semelhante e os próximos terá talvez ainda maior procura.

Garanto que nunca em Lisboa tinha visto uma fila para entrar num Museu. Com este sucesso, penso que a Directora do Museu terá a cabeça a prémio. Com este Governo e esta Ministra da Cultura, ter estas ideias mirabolantes e atrair tanta gente a um Museu não é nada recomendável. Ás tantas, ainda o povo acha graça à cultura e se interessa e depois que se iria fazer a tanto telelixo e a tanto centro comercial ?!...

Um senão, não sei se da responsabilidade de um funcionário diligente, da directora do museu ou orientação do Ministério: a existência de um cartaz, profusamente colado nas vidraças à entrada do Museu, que diz mais ou menos isto: "o espéctaculo é gratuito, mas como somos pobrezinhos, sugerimos que nos dê uma contribuição de € 1,00".

Juro que não queria acreditar e até pensei que fosse uma brincadeira, mas não é. No balcão, lá está a "jarra" a aceitar as "esmolas", como se de um templo católico apostólico romano (os únicos onde vi caixas para as "esmolas") se tratasse.

Será que quando se trata de cultura, seremos pedintes para sempre ?

16/08/07

Outra via para o socialismo ?

Desconfio agora que Sócrates tem sido injustamente acusado de muita coisa. As últimas notícias vindas a público da área económica, creio que ajudam a perceber melhor que é injusto dizer que o homem não tem ideologia, que não é socialista.

Deng Xiao Ping já havia descoberto o "socialismo de mercado", Sócrates ameaça ficar famoso pelo seu "socialismo em lotes". O mundo está já de olhos postos nesta experiência única e nos seus primeiros resultados: 100 portugueses valem já 34 mil milhões de euros e acumulam 22,1% do Produto Interno Bruto.

Ao contrário de Cavaco que quis (????) implantar o capitalismo popular nos anos 80 (iamos ser todos ricos ao mesmo tempo, prometia ele), Sócrates com um pragmatismo único e uma flexibilidade ideológica ímpar, propõe-se levar os portugueses ao socialismo em lotes de 100 e tem já resultados concretos: O primeiro lote de 100 portugueses já passaram para a sociedade socialista, uma sociedade de abundância, de saúde, de educação, de cultura, de satisfação e bem-estar.

Não sabemos como foram escolhidos estes para esta arca de noé, mas isso são minudências!...

O certo, é que o homem não transigiu no caminho para o socialismo. A ideologia está nele bem presente e o socialismo é a sua menina dos olhos. Quão injustos estavamos nós a ser!

Afinal havia outra ? ... via para o Socialismo ?
Espero estar incluido no lote do próximo ano...

07/08/07

MInistro do Petróleo, hein ?!...

A comunicação social dá-nos conta da composição do novo governo anti-constitucional de Timor e, logo à cabeça: Primeiro-ministro, ministro da Defesa e Segurança e ministro dos Recursos Naturais: Xanana Gusmão.

Não é de estranhar o entusiasmo do homem com o seu protector australiano. Não se registou som, mas há quem diga que proclamava com a sua voz arrastada de falsete: ccccccooooooonnnnnssssseeeeggguimos!!!!

Pois não é caso para menos, tanta satisfação. A controlar o Governo, assegurando para si a "segurança" pois então e - a cereja em cima do bolo - o petróleo, perdão "recursos naturais".

O homem que até queria ir para casa, que não queria trair mais. Enfim... heróis de palavra!

Ministro do Petróleo, hein?!...

06/08/07

Heróis e democratas ?


Estes senhores, vêm protagonizando de há meses a esta parte uma verdadeira "golpaça de estado", sob o patrocínio australiano e com a complacência do "mundo livre, ocidental e democrático", Portugal incluído.

De facto, os portugueses estão a pagar a "manutenção da ordem" em Timor, permitindo que estes senhores se arroguem o direito de constante violação da constituição timorense, no fundo, fazerem o que querem à hora que querem, sob protecção militar e policial estrangeira.

Xanana (ex-presidente da república) perdeu as eleições, mas Horta (ex-primeiro-ministro, agora presidente da república) manobrou-manipulou-manobrou e quer nomeá-lo primeiro-ministro, contra as regras constitucionais de Timor e contra as regras democráticas internacionalmente aceites.

Como é que alguém que manobra, manipula, entorta, golpeia, finta e despreza o texto constitucional conforme lhe dá jeito e convém aos seus interesses - como é o caso destes senhores - pode ser herói? Como é que alguém que desrespeita grosseiramente o voto popular, pode ser considerado um democrata?

Heróis? Democratas?

Que diz o nosso Governo, para mais a presidir a União Europeia? Assobia para o lado e finge que não vê? Que é normal e democrático? E todos os pensadores que enchem a comunicação social com as mais patéticas considerações sobre países e governantes que escapam ao pensamento único, nada têm a dizer?

01/08/07

O caminho é plantar bairros de lata ?

Que o urbanismo e a vida urbana no Concelho de Loures está a caminho do patamar de refinadíssimo subúrbio é uma evidência.

Para o que talvez não estivessemos preparados era para assistir ao plantio de bairros de lata, pela Câmara Municipal e em áreas requalificadas.

De facto, a requalificação ocorrida nas margens do Trancão em Sacavém por ocasião da EXPO'98 não terá a excelência daquela que foi executada na zona de realização do Certame Internacional, mas não apenas melhorou incomparavelmente toda a margem sul da foz à ponte sobre a EN10, como tinha o minímo de dignidade exigível (excepção feita aquele cabeçudo horrendo ali pespegado a despropósito).

Bem vi, há tempos, que ali tinham colocado uns contentores. Pensei, cá para mim, que se iriam iniciar, finalmente, as obras da Praça da República e que os monstrengos iriam dar apoio à obra. Passaram umas semanas sem qualquer outro sinal de tal obra e decidi-me a investigar.

Só muito hipotéticamente se consegue desconfiar para que é que serve o novo bairro de lata, mas de uma coisa não há dúvida, é um bairro de lata, feito a preceito, com ligações de água clandestinas e tudo, como se pode ver:



Para além de desfeiar completamente a zona e desqualificar o que acabou de ser qualificado, de criar uma nova área de insegurança nocturna, é difícil perceber para o que é que pode servir que não seja um centro de treinos para que os larápios possam obter a sua especialização em contentores, embora presuma que tenha servido igualmente para "cortar fita" e enfunar algumas vaidades.

Se Loures está em vias de ser a Capital do país, Sacavém será na mesma época a Capital Mundial do ambiente urbano.

O caminho é plantar bairros de lata ?