21/04/08

Terei eu razão ?

Confesso que já começava a recear que só eu visse o óbvio. Pior, já pensava que o que eu tinha para mim como óbvio, não fosse mais do que produto da minha imaginação. Na minha idade poderia ser um sinal (preocupante) de envelhecimento precoce ou algo mais grave.


A notícia que segue, tranquiliza-me e preocupa-me. Recupera-me a confiança no meu estado de saúde mental. Abala-me ainda mais a esperança que estejamos a aproximar-nos de um caminho certo no ordenamento do território e busca de qualidade de vida.


A voz técnica e presumo que independente que faz a denúncia do "exemplo negativo de Loures", certamente não é uma candidata às próximas eleições autárquicas. Se a exposição desta questão viesse de outro protagonista, poderia sempre ser levado à conta de interesse directo no desfecho das próximas eleições. Assim, não me parece.

Donde resulta que só posso concluir que há mais quem veja o mesmo que eu e que provavelmente terei razão na minha insistência de que o Concelho de Loures está a ser urbanísticamente massificado, que não há nenhuma busca de equilíbrios, que não há qualquer preocupação ambiental e ecológica.
Terei eu razão ?

14/04/08

E o Hospital de Loures ?

Diga-nos lá Sr. Presidente da Câmara: E o Hospital de Loures ?

12/04/08

Arrefecer o "rabo" ao povo é o caminho?


Proclamam os jornais, anuncia a Câmara de Loures que vai inaugurar uma pista de gelo no Parque Verde (?) do Loureshopping.

Recorte de imprensa obtido no Jornal de Notícias


Quer a notícia do JN, quer mesmo a notícia do site da Câmara de Loures, levantam um conjunto de questões, que não podem deixar de ser formuladas, sobre esta "refrescante" iniciativa. Aí vão elas ?

Esta iniciativa é uma acção promocional do Loureshopping que a Câmara Municipal de Loures apoia ou é uma actividade desportiva da Câmara de Loures que o Loureshopping apoia?

Não está cada vez mais confusa esta relação entre Câmara e Loureshopping, em que não se percebe já quem é quem e quem faz o quê ?

Quanto é que já custou ao erário público esta "brincadeira turística" ?

Quantos contadores eléctricos e outras infraestruturas já ficaram a boiar no dito "parque verde", desde que andam a tentar instalar e almejada pista de gelo ?

Quantos horas de trabalho de pessoal municipal já investiu a Câmara de Loures para pôr a "coisa" de pé ? E já agora quantos kms foram percorridos pelas viaturas municipais e quantos litros de gasóleo foram consumidos ?

Qual será o consumo de energia eléctrica para o funcionamento do "brinquedo"?

Qual é a produção estimada de CO2 com o funcionamento do "escorrega"para o período de 12 de Abril a 11 de Setembro ?

Quantos "turistas" espera a Câmara de Loures trazer até ao Concelho com este seu envolvimento ?

Qual é o valor previsto arrecadar-se no Concelho de Loures em receitas de Turismo, com esta "delícia deslizante" ?

Como está a Câmara de Loures a pensar "incentivar a população à prática de desportos ao ar livre". Como gostava de conhecer a estratégia adoptada! Podem dizer-me por favor ?

Quem é que vai ganhar alguma coisa com isto ? O Centro Comercial ou a População ?

A ideia que a Câmara de Loures tem para participar na contenção do aquecimento global é fazer uma pista de gelo artificial para arrefecer o "rabo" ao povo ?

03/04/08

Informação ou desinformação ?

A imagem acima é da capa de um "livrinho" que a Câmara de Loures anda a distribuir, supostamente para informar que num futuro (incerto) em Sacavém se viverá melhor. Sugere-nos o Sr. Presidente da Câmara no seu artigo de abertura que estaremos perante "Sacavém, uma nova cidade a (re)nascer". Àparte o confuso trocadilho, releva a ideia que a brochura pretende transmitir que as obras da Avenida Esttado da Índia farão "(re)nascer" a Cidade.

Se o Sr. Presidente pensa francamente o que diz, cabe-me adverti-lo de que está a forjar e a caír no seu próprio logro. Bem sabemos que não morre de amores por Sacavém, pela zona oriental do Concelho e muito pouco conhece desta zona do Município que dirige, mas talvez por isso devesse ser mais rigoroso e contido.

Se o que está é a fazer de conta para convencer eleitor, então compreender-se-á melhor que queira fingir que uma mera obra - com muitos meses de sacríficios para muitos sacavenenses e outros utentes da Cidade e excessivamente cara - mudará a face de Sacavém e lhe dará por si só uma nova dinâmica e vida melhor.

Creio que o que Sacavém precisa para uma vida melhor, é, infelizmente, bem mais do que uma catastrófica obra pública. A obra qualificará a zona, não duvido, mas está longe, muito longe de trazer uma nova vida.

Note-se que até a própria obra - para além do "alindamento" e algum benefício para o estacionamento - resultará muito pouco em termos viários e de acessibilidade de e para a Cidade. Em termos gráficos, diria que esta obra, feita assim, tranforma a Avenida Estado da Índia numa "chouriça": um percurso curvo e largo, atado nas pontas. Numa ponta a ponte sobre o Rio Trancão que faz um "atilho" e na outra ponta, o atilho é garantido pela entrada na Portela junto aos "ferro-velhos".

Acabem lá a obra, é bem vinda, mas não nos digam que é para trazer uma vida nova. Uma vida nova poderia vir, conjugando outras acções com a obra. Por exemplo, evitar a urbanização do antigo quartel e dar espaço e respiração à Cidade, abrir o acesso à 2ª circular, dinamizar um projecto de urbanismo comercial, retomar o Plano de Salvaguarda de Sacavém, definir e desenvolver uma política cultural e de salvaguarda do património, conferir dimensão desportiva à Cidade. São apenas alguns aspectos que, estes sim, mudariam a face de Sacavém.

A propósito de acabar a obra, conviria que o "livrinho" - que curiosamente não tem data de edição (coisa que nunca tinha visto em publicações da Câmara Municipal de Loures) - tivesse sido uma fonte fidedigna de informação e não uma comprovada fonte de desinformação. Para além do que já referi, veja-se o que nos é dito a propósito do Quartel dos Bombeiros. Reproduzo as imagens e as datas, para que cada um o confirme:


Eis pois que o instrumento de comunicação que vimos referenciando, distribuido no início do ano e se calhar para distribuir por bem mais tempo (até às eleições, já que não tem data?), nos garante a conclusão do Quartel dos Bombeiros no primeiro trimestre de 2008. O primeiro trimestre esgotou-se com o dia 31 de Março e não há ainda a mais pálida ideia de quando estará concluída a infraestrutura.


É provavelmente mais um exemplo documentado, da ténue fronteira entre a obrigação de informar - que as autarquias têm - e a propaganda em que insistem dos seus supostos "grandes feitos".

E a questão é: informação ou desinformação?