20/10/08

Não há solução para as cheias em Sacavém ?

Efectivamente, assim não há solução.

A vasta zona de que a fotografia apenas mostra uma pequena parte, é hoje um imenso aterro em que foi instalado um vasto parque de viaturas para venda.

Aquele espaço, funcionou durante muitos anos como uma bacia de expansão/retenção das cheias do Trancão. Agora com o aterro, a água já não se espraia para ali. Consequência: espraia-se para dentro da zona urbana de Sacavém.

Eis pois, mais uma parte da explicação para o agravamento da situação da baixa de Sacavém.

Como se pode verificar na foto, o aterro está neste momento a ser acrescentado.

Mais espaço para carros, menos espaço portanto, para acumular sem prejuízos a água quando o rio transborda.

Não será pois de admirar que a água entre por Sacavém dentro quando não cabe no leito do Rio. E não valerá a pena queixarmo-nos de Deus. O que está a acontecer é obra dos homens, com autorização de outros homens.

E está a acontecer agora, agora mesmo, à vista de todos nós, logo a seguir a todos os perigos e a todos os prejuízos e, exactamente antes de todos os riscos e potenciais danos.

Não há solução para as cheias em Sacavém ?

16/10/08

Não tem solução ?



Li ontem nos jornais uma afirmação atribuida ao Senhor Presidente da Câmara Municipal de Loures, segundo a qual "as cheias em Sacavém não têm solução".


Notícias estas que estão sem desmentido até agora, o que faz pressupor que correspondem ao que terá sido dito.

O que quererá dizer que ou o Senhor Presidente está mal informado ou não domina a questão.

Por isso, Senhor Presidente da Câmara, caso queira mesmo - sublinho, caso queira mesmo - resolver o problema das cheias em Sacavém, aqui fica a minha disponibilidade para o ajudar neste particular. Basta que se combine em que termos.

Concordo que não há solução para as cheias, fenómeno natural.

Agora, não há solução para as inundações em Sacavém ?!...
Em especial não há solução para que não provoquem prejuízos às pessoas ?



09/10/08

De Loures, sempre boas notícias, hein ?!...

Nem os trambolhões da bolsa, as notícias da crise ou a extraordinária inovação nacional "magalhães", consegue parar Loures.

Há anos vem sendo fonte das mais nobres, entusiásticas, motivadoras e tranquilizadoras notícias.

De Loures, sempre boas notícias, hein?!...

07/10/08

PS enjeitado ?


Alverca, foi nos últimos anos um paraíso para a construção intensiva. Atravancaram-se edifícios por todo o lado, construiu-se sobre ribeiras, impermeabilizaram-se encostas, afogueou-se a vida quotidiana, potenciaram-se as cheias e um sem número de outras maleitas urbanas.

Agora, pelos vistos, depois dos promotores imobiliários terem "abichado" tudo o que podiam, o erário público vai pagar a milhões, as infraestruturas que ficaram por fazer.

Em geral, as pessoas, fartas do problema, querem-no é resolvido sem pensarem porque é que acontece, qual a sua origem e quem é responsável.

E pelos vistos vai ser resolvido. Dizem as notícias!

E nas notícias, a Presidente PS da Câmara de Vila Franca de Xira, Maria da Luz Rosinha diz que o INAG vai fazer uma parte e a REFER vai pagar outra.

Será legítimo concluir que depois de autorizar o desbaste do território, Rosinha, tem capacidade negocial suficiente para pôr o país todo a pagar a resolução dos problemas que ficaram para trás, em Alverca.

Já em Sacavém, onde está em marcha um processo semelhante de "esmagamento" construtivo da Cidade e da vida dos sacavenenses, onde as cheias são recorrente notícia e prejuízos substanciais, nada acontece de recuperação de infraestruturas, de resolução de problemas concretos que afectam o regular funcionamento da Cidade.

Parece legítimo concluir que o PS que gere Loures, não tem qualquer capacidade negocial e não consegue trazer nada de bom para o Concelho. Neste domínio e em todos os outros que nos possamos lembrar.

Nem INAG, nem REFER, nem Ministério do Ambiente, nem Estradas de Portugal, nem Governo. Ninguém cá faz coisa nenhuma...

Será que este PS de Loures, é um PS enjeitado ?

03/10/08

Em que é que Marx está desactualizado ?



Eis como em forma simples - embora humorística - fica explícita a alegada "crise financeira sem precedentes".

Crise de quem ? Para quem ? Quem é que a vai pagar ?

Vamos continuar a aturar (e pagar) isto ?

Isto é que bom e moderno ?

Marx, está desactualizado, exactamente em quê ?