12/12/10

De que Sá Carneiro tanto se fala ?

É frequente ouvirem-se políticos, empresários vários e até comentadores reclamarem-se de uma "herança" de pensamento e acção sá-carneirista.

Percebe-se bem que, velhacos, procuram transformar Sá Carneiro num mito, para no momento seguinte se arvorarem em "amigos especiais", "confidentes", "herdeiros políticos", enfim, autênticos "bispos" cuja legitimidade, nada deve à de outros "bispos" de outras outras tantas "confissões".

E algumas questões se me impõem hoje sobre que Sá Carneiro é esse de que tanto falam. Gostaria de simplificar, sem simplismos:

A Visão, na sua edição nº 926, publica alguns extractos de discursos e declarações de Francisco Sá Carneiro, dos quais seleccionei os que seguem.

“Na sua evolução para um sistema mais justo é necessário o continuado reforço do poder dos trabalhadores na economia”

“Há que impor uma disciplina de actuação do poder económico e dos investimentos, para que ele seja feito com proveito para todos nós e não apenas para os detentores desse poder”

“Quem tenha o mínimo de conhecimentos de história da humanidade ou esteja atento ao panorama social em que vive, não pode evidentemente ignorar a luta de classes”

“É necessária uma política de austeridade. Mas impõe-se que essa política de austeridade não recaia, especialmente, sobre as classes trabalhadoras (…). É preciso que ela se integre numa política de relançamento da nossa economia. Sem isto não há austeridade que valha a pena”

“Numa sociedade em regressão económica acentuada e em que o desemprego muito alto se combina com uma alta inflação, é natural e justo que os trabalhadores procurem assegurar a estabilidade dos seus empregos através de um estatuto de protecção legal que impeça totalmente os despedimentos, por exemplo, ou que dificulte de tal modo que lhes dê segurança”

“O nosso Povo tem sempre correspondido, nas alturas de crise. As elites, as chamadas elites, é que sempre o traíram (…)”

Frases e expressões que me remetem para as questões primordiais:

Ou Sá Carneiro era um político tão cínico e hipócrita como muitos outros que por aí têm andado e não advogava o que dizia e, nesse caso, não tem direito a "mitificação". Quando muito pode aspirar à galeria dos intrujões nacionais, de resto, já bastante repleta;

Ou Sá Carneiro era um político mais sério que a maioria dos políticos que temos conhecido, dizia o que pensava e, então, os trafulhas que se arrogam "herdeiros" de Sá Carneiro, têm de definitivamente "fechar a matraca", assobiar para o lado e disfarçar;

É que se as frases que reproduzo acima, correspondem a genuíno pensamento de Sá Carneiro, de que andam para aí a falar e o que andam por aí a fazer os tais "bispos" sá-carneiristas ? Nada do que dizem ou fazem bate certo com a visão que o seu (deles) mentor defendia para Portugal.

Afinal, de que Sá Carneiro tanto se fala ?