04/06/12

A vingança do Costa ou mais uma vulgar traição ?


O PSD e o PS têm no seu cadastro político um infindável rol de malfeitorias ao Concelho de Loures e às suas populações.

Não escavarei nos ultimos 30 anos, sob pena de não conseguir concluir este escrito, mas o modo autoritário, cínico e dissimulado como transformam justas aspirações e reivindicações locais em soluções anti-democráticas, desrespeitosas, e injustas teve um exemplo mor com a criação do Concelho de Odivelas. A pretensão da fusão de freguesias, de forma imposta, administrativa, abusando da autoridade do Estado, apresta-se para configuração idêntica.

Estou convencido que a seu tempo e com o devido distanciamento, universitários e investigadores hão-de por a nu, as farsas, enganos, mistificações e o autoritarismo que impregnam as decisões políticas e as leis a que deram origem, estas subversões (adornadas de demagogia) cujo propósito último (consciente nuns e inconciente noutros) é produzir um ataque final e letal a uma conquista essencial de Abril: o poder local democrático.

É de traições puras e duras que estamos a falar.

Como é agora o caso de criação da freguesia da área do Parque das Nações que nasce artificial, despropositada e desconforme. Importa recordar que o território de Moscavide e Sacavém foram usurpados desde logo para a realização da EXPO-98, conferindo-lhe um estatuto especial, ilegítimo, cujo propósito foi apenas e só o de eximir ao papel fiscalizador das autarquias (de Loures e Lisboa) todas as manobras, negociatas e ocupação selvagem do território que tiveram lugar antes, durante e depois daquele certame internacional.

Extraordináriamente, após terem feito o que lhes deu na real gana, na zona, os governos (do PSD e PS) queriam, com a maior das ligeirezas e desfaçatez, passar aos Municípios os ónus económicos e de gestão do território, que o seu modelo forçado, ao sabor dos interesses imobiliários e financeiros, ali determinou. Outra vez, o lema de sempre desses senhores: os pobres que sofram e paguem a crise, porque os lucros já estão entregues, em boas e cuidadas mãos...

Agora, à boleia de justificada aspiração dos moradores do Parque das Nações a quem Santana Lopes, Carmona Rodrigues e Carlos Teixeira simplesmente deixaram num gueto político-administrativo, sem que se interessassem, actuassem ou interagissem, PSD e PS pespegam uma nova e traiçoeira machadada, não apenas no Município de Loures e nas suas freguesias, mas no poder local, na Constituição da República e, sobretudo, na democracia, com que gostam de encher a boca todos os dias, mas que em nada respeitam. 

É uma traição perversa, ao voto dos cidadãos (não foram a eleições propondo-se usurpar territórios a uns para dar a outros).


É uma estocada cobarde nas históricas freguesias de Sacavém e Moscavide que são assim empurradas para o definhamento geográfico, urbanístico, ambiental e demográfico.


Estamos a lidar com bufarinheiros de almas, consciências, princípios, territórios e até, quiça, das próprias mães, se tivessem oportunidade disso.

De tal modo, esta actuação - encoberta, disfarçada, oportunista - é soez e ofensiva para as populações do Concelho de Loures, que me pergunto se não há aqui um traço de vingança, de ajuste de contas, de António Costa com o Concelho de Loures, que daqui foi despachado de burro e ferrari às costas, sem honra, nem glória. Para quem tem as ambições que tem, ficou a mácula do enxovalho eleitoral e político. Eis que a vingança se serve fria ?!

Por outro lado, só António Costa, Tózé Seguro e Carlos Zorrinho congeminaram a patifaria ?

Carlos Teixeira estava submergido em proverbial ignorância ?


E que dizer do Deputado socialista Pedro Farmhouse, que também é Presidente da Assembleia Municipal de Loures ? Desconhecia o projecto-lei do PS e PSD que se aprestava para votar, traindo a sua condição de autarca e os votos que recebeu dos eleitores de Loures ?

E ninguém diz nada, ninguém alerta, ninguém traz o assunto a público e a debate ?

A única coisa que a Câmara de Loures dirigida por estes qualificados políticos locais tem a lamentar é, à posteriori, a perda de receitas ?

Que dizer ainda do ensurdecedor mutismo e extravagante silêncio dos senhores presidentes das Juntas de Freguesia de Sacavém e Moscavide ?

Estão satisfeitos com o desfecho ? Será que ficaram aliviados ?!...

Uma vez que nada fazem, tranquiliza-lhes a consciência nada terem que fazer ?

Como aparentemente ninguém desta rapaziada local conta para nada, sobra-me a dúvida sobre se estamos perante a vingança do Costa ou apenas mais uma vulgar traição ?