26/11/07

Temos por cá gente a pensar nisto ?!...

Por mão amiga, chegou-me da Alemanha, Munster, esta composição de imagens, bem elucidativa. A composição faz a comparação do espaço viário necessário para os seguintes meios de transporte: transporte individual, autocarro e bicicleta.

Como se diz na minha terra, até com os olhos se vê!

Aquilo que se passa em Portugal e em especial na Área Metropolitana de Lisboa, é uma aposta reiterada no transporte individual, no transporte rodoviário de mercadorias, no pleno enchimento das vias, com um sem número de horas perdidas em filas, com consumos milionários de combustíveis fósseis completamente desperdiçados, com contributos muito expressivos para a má qualidade do ar e para o aquecimento global. Ou seja, um disparate pegado.


Mas o futuro próximo, não só não promete nada de novo, como pelo contrário só se pode prever um desgraçado agravamento da situação. Por exemplo, na corda viária Sacavém-Vila Franca de Xira, suportada em 2 únicas estruturas viárias, a Estrada Nacional 10 e a Auto-estrada do Norte, a situação só pode piorar. E já está bastante má. A velocidade de serviço destas vias é tão baixa que devia levar os empresários e os residentes da zona a revoltarem-se e a exigir soluções consistentes e sustentáveis.

Note-se que a Estrada Nacional 10, mantém no essencial o mesmo espaço que tinha no tempo das carroças, mas serve agora um sem número de actividades económicas e milhares de utentes diários. Apresenta-se recortada por um número impar de cruzamentos, acessos, triângulos, rotundas, semáforos, passadeiras. Ou seja, circular é uma aventura tão desafiante como o Labirinto de Creta. Só que nenhum de nós é Teseu... e corremos mesmo o risco de morrer às mãos do Minotauro.

Repare-se bem que a construção na zona não pára e que todos os acessos às novas urbanizações, sejam habitacionais ou comerciais, despejam para a Nacional 10. O número de novos fogos autorizados a construir pelas Câmaras de Loures e Vila Franca de Xira deve ser astronómico e induzirá mais e mais trânsito individual.

Nenhuma destas Câmaras faz qualquer diligência para assegurar transportes alternativos, nem tão pouco para reservar espaço para que no futuro possam haver alternativas.

A via férrea tem sido progressivamente estrangulada e tem muito poucas hipóteses de ser equacionada de outra forma. Não há praticamente espaço para fazer novas estações; Não há um único corredor livre para instalar eléctricos rápidos; Os governos recusam-se a investir no metropolitano - é demasiado caro, dizem; Não há onde instalar vias "bus", para melhorar a velocidade de serviço dos autocarros; Nenhuma das autarquias, constrói vias cicláveis, para viabilizar pequenos percursos em bicicleta; Nem a Câmara de Loures, nem a de Vila Franca, nem mesmo a de Lisboa olham para o Rio Tejo como um recurso de transporte viável e sustentável.

Enfim, temos por cá alguém a pensar nestas coisas ?!...

Estamos mesmo bem entregues!

Sem comentários: