28/07/08

Jardim vira Aterro ?


O texto que de seguida se pode ler, é aquele que ainda consta do site oficial da Câmara Municipal de Loures. Note-se que o título preserva também ainda, o lema que levou à transformação do antigo Aterro Sanitário em Parque Urbano: "Aterro vira Jardim".

"Parque Urbano de Santa Iria de Azóia
De lixo a Jardim



Entre Junho de 1988 e Junho de 1996, o Aterro sanitário de Santa Iria de Azóia recebeu resíduos sólidos urbanos produzidos nos concelhos de Loures e Vila Franca de Xira.


Para preparar convenientemente os terrenos para a deposição dos lixos, o Município de Loures procedeu a trabalhos de impermeabilização, no sentido de impedir a infiltração de líquidos e a contaminação das linhas de água subterrâneas. Durante o processo de exploração, os resíduos eram descarregados e compactados, formando células que eram depois cobertas com terras.


O lixo, após enterrado, decompunha-se, originando líquidos poluentes (águas lixiviantes) e gases (biogás). As águas lixiviantes foram captadas e conduzidas aos colectores municipais, após decantação, e o biogás, recolhido e conduzido por tubos até um queimador.


Depois da sua exploração, as células foram progressivamente seladas. Esgotada a capacidade do aterro, e após completada a selagem, o Município avançou para a sua reconversão em Parque Urbano.

A solução encontrada para a sua reconversão em Parque Urbano, constituiu uma experiência pioneira, ainda hoje única em Portugal, valorizando um espaço, equivalente a 35 campos de futebol, com potencialidades ambientais e de lazer ímpares na Área Metropolitana de Lisboa.


A 21 de Outubro de 2000, o Parque Urbano de Santa Iria de Azóia abriu as suas portas ao público, contribuindo de forma exemplar para o aprofundamento da noção de que não só é possível, como desejável, trabalhar objectivamente na defesa, promoção e valorização dos aspectos ambientais determinantes para o bem estar da população.

A 26 de Agosto de 2002 a gestão do Parque Urbano de Santa Iria de Azóia passa para a responsabilidade do Departamento do Ambiente da Câmara Municipal de Loures, que desde logo procedeu a várias intervenções de beneficiação, procurando assim proporcionar aos visitantes a plena fruição deste excelente espaço
."

in http://www.cm-loures.pt/aa_AmbienteInfraEstrutMun2.asp


A realidade vigente parece indiciar que agora, com a gestão do actual Executivo municipal, vamos ter um novo lema: "Jardim vira Aterro". As fotografias obtidas, neste mês de Julho de 2008 são a mais forte evidência de que esse caminho está a ser percorrido velozmente.



Para além do pujante mato que desponta por todo o lado, montes de resíduos já se espalham por expressiva área do Parque Urbano, que assim vai ficando cada vez mais parecido com o velho Aterro.

Será mais um caso em que o Município de Loures andou à frente, foi pioneiro, teve reconhecimento nacional e, agora faz marcha a trás ?

Jardim vira Aterro ?!...



1 comentário:

Anónimo disse...

Não sei de quem é a culpa. Mas na verdade além do comentário que acabei de ler, tambem gostaria de acrescentar que a nivel de segurança este parque deixa muuito aq desejar. Em teoria este parque seria de lazer e muito util para passarmos o nosso tempo de lazer com os nossos filhos. Além da falta de arborização, não vejo com bom agrado as meias manilhas que foram colocadas como valetas. Estas estão com faces vivas e serão, de certeza, objecto cortante para alguem que tenha a pouca sorte de cair por perto. Se queriam cortar nas despesas, mais valia não ter colocado as meias-manilhas. Tenho a certeza de que em Loures- cidade estas coisas não acontecem. Já repararam como Loures - cidade tem tudo, do bom e do melhor?
Tenho a certeza de que o Sr presidente necessita de votos de fora de Loures-cidade para ser reeleito. Portanto está nas nossas mãos que seremos a maioria.
Cumprimentos