Que o urbanismo e a vida urbana no Concelho de Loures está a caminho do patamar de refinadíssimo subúrbio é uma evidência.
Para o que talvez não estivessemos preparados era para assistir ao plantio de bairros de lata, pela Câmara Municipal e em áreas requalificadas.
De facto, a requalificação ocorrida nas margens do Trancão em Sacavém por ocasião da EXPO'98 não terá a excelência daquela que foi executada na zona de realização do Certame Internacional, mas não apenas melhorou incomparavelmente toda a margem sul da foz à ponte sobre a EN10, como tinha o minímo de dignidade exigível (excepção feita aquele cabeçudo horrendo ali pespegado a despropósito).
Bem vi, há tempos, que ali tinham colocado uns contentores. Pensei, cá para mim, que se iriam iniciar, finalmente, as obras da Praça da República e que os monstrengos iriam dar apoio à obra. Passaram umas semanas sem qualquer outro sinal de tal obra e decidi-me a investigar.
Só muito hipotéticamente se consegue desconfiar para que é que serve o novo bairro de lata, mas de uma coisa não há dúvida, é um bairro de lata, feito a preceito, com ligações de água clandestinas e tudo, como se pode ver:
Para além de desfeiar completamente a zona e desqualificar o que acabou de ser qualificado, de criar uma nova área de insegurança nocturna, é difícil perceber para o que é que pode servir que não seja um centro de treinos para que os larápios possam obter a sua especialização em contentores, embora presuma que tenha servido igualmente para "cortar fita" e enfunar algumas vaidades.
Se Loures está em vias de ser a Capital do país, Sacavém será na mesma época a Capital Mundial do ambiente urbano.
O caminho é plantar bairros de lata ?
Sem comentários:
Enviar um comentário