Paulo Piteira foi anunciado como Candidato à Presidência da Câmara Municipal de Loures. É um facto, importantíssimo, que não posso deixar de saudar.
Neste momento, o Concelho de Loures já está a ganhar, apenas com a sua candidatura.
Uma das minhas vantagens para fazer tal apreciação, deriva directamente do facto de ser natural do Concelho e por circunstâncias da vida ter estado ligado desde muito, muito novo, à sua vida colectiva e, inevitavelmente, à sua vida política.
Por isso, tenho memória. Conheço todos os protagonistas dos últimos 35 anos, pelo menos, porque há também aqueles que conheço há mais tempo. Mas mais do que os protagonistas fisicamente configurados, conheço razoavelmente bem donde vieram e para onde vão, quem são e o que ambicionam. O que fizeram e o que fazem.
Congratulo-me com o regresso de Paulo Piteira. Conheço as circunstâncias em que chegou a Vereador da Câmara Municipal de Loures há uns anos, sei as dificuldades que enfrentou e ultrapassou, sei como evoluíu e o que foi capaz de fazer. Acredito no que é capaz de construir.
Não esqueço que integrou algumas das equipas - verdadeiros heróis do poder local moderno - que guindaram o Concelho de Loures de um subúrbio desqualificado da Capital a um dos mais progressivos, evoluídos e respeitados municípios do país.
A sua candidatura é, por isso, uma muito boa notícia para Loures e para os seus municípes.
A experiência que tem, aquilo que conhece do concelho e das suas gentes, o respeito que tem pelas pessoas, a maturidade política que consolidou, a formação académica que completou, as ideias que revela ter para o Concelho são uma garantia de que temos um candidato que antes de ser Presidente da Câmara já está a ser precioso para o Município.
O seu discurso inicial de candidatura revela bem que sabe ao que vem, que conhece o estado em que as coisas se encontram, identificou com pertinência os problemas e também já avança soluções para inverter o curso actual dos acontecimentos que está a levar-nos de novo para sermos a porta das traseiras de Lisboa, que temos vergonha de mostrar às visitas e aos vizinhos.
Queiramos nós, eleitores, prestar atenção aos conteúdos do que dizem e propõem os principais candidatos e, provavelmente o Concelho de Loures será de novo reconduzido a um rumo de progresso, afirmação e qualidade.
É certo que não chegou cedo. É certo que os outros mais que certos candidatos andam sozinhos - e sem ideias - há muito tempo em campanha eleitoral, mas o desenvolvimento do Concelho de Loures não é uma corrida de 100 metros. É uma maratona. Há muito para correr, muito para sofrer, muita entrega a dedicar, muitos municípes a contactar e a conquistar.
A equipa com que Paulo Piteira possa contar para o acompanhar e o apoio que possa ter da "máquina partidária" que suporta a sua candidatura, serão aspectos decisivos para o seu desempenho já nas próximas autárquicas. Mas o verdadeiro sucesso da sua candidatura, revelar-se-á, do meu ponto de vista, nas autárquicas de 2013.
Quer ganhe já em 2009 ou não, Paulo Piteira será - quer-me parecer - o futuro Presidente da Câmara de Loures.
Se tiver êxito desde já, em 2013 terá a possibilidade de consolidar um projecto que entre 2009 e 2013 certamente não conseguirá ser mais do que a correcção da desastrosa actuação do PS nestes ultimos 8 anos. Se não alcançar já a presidência, terá o tempo necessário - que agora lhe falta - para construir e apresentar a inevitável e incontornável alternativa que precisamos.
É o regresso dos heróis ?
3 comentários:
Como diz o adágio popular, "O bom filho à casa torna".
A população de Loures tem estado, nestes últimos 8 anos, submergida num mar de arrogância e incompetência.
Acredito que desta vez os munícipes vão acordar em definitivo e acabar com as campanhas popularuchas de fingida competência e devolver os destinos do Concelho a quem Pode, Sabe e Quer Trabalhar em prol dos cidadãos e não para aparecer em qualquer jornal como tem regularmente acontecido.
Loures já foi conhecido como um Município vanguardista em muitas áreas. Hoje, infelizmente, é mais conhecido, não pelas mesmas razões, mas por constantes ataques à saúde, ao ambiente, à economia, enfim a quanse tudo que de bom este Concelho já teve.
Temos agora uma hipótese para voltar a poder sorrir com o futuro do Concelho de Loures.
Este texto indica que só em 2013 terão eventualmente a possibilidade ...
Consciência dos factos ou conformismo com a realidade?
Como é bem evidente, o texto não indica tal coisa.
O anonimato e a tentativa de distorcer o que está escrito, por seu lado, já me parece sinal de ansiedade e preocupação.
Ou estarei enganado?!...
Enviar um comentário