22/06/07

E se passar a ser assim ?!...



A empresa Proambiental prestou um serviço à Câmara Municipal de Loures e não foi paga por isso, muitos meses depois. Ontem, dia 21 de Junho de 2007 (assinalo bem a data porque pode vir a ser um dia histórico) fez uma manifestação à porta dos Paços do Concelho exigindo ser paga.

É conhecido que a Câmara de Loures tem vindo a protelar pagamentos a um nível nunca visto. O discuRso de justificação também é conhecido: "não há dinheiro. E a culpa é dos outros que cá estavam", transformando-a numa justificação corriqueira, banal e mesmo já bolorenta. Este Executivo está em funções há 6 anos. Pois 6 anos. E não teve ainda tempo para corrigir as "malfeitorias" do passado?

Acresce que a Câmara de Loures teve de saldo nas contas de gerência, cerca de 10 milhões de euros. Ou seja, em 2006, sobraram-lhe 10 - milhões - 10 que não foram aplicados em investimento, nem a pagar aos fornecedores. Ou há alguma expectativa que a coisa venha a medrar e a transformar-se numa fabulosa fortuna ou então não se percebe uma tal gestão dos dinheiros públicos, ainda por cima suportada pelo discurso miserabilista de que não há dinheiro.

Tenho de reconhecer a coragem do novo Vereador do Ambiente. Acabou de chegar, mas foi dar o corpo às balas. Começa a perceber-se o papel que lhe destinaram (o PS e a Distrital do PSD): o de homem para todo o serviço, servir de muleta, guarda costas e sabe-se lá que mais. Reconheça-se que o fez com galhardia!

Para um observador externo, a argumentação de que "a empresa comprometeu-se a fazer o serviço em 36 dias, o que não aconteceu", colhe pouco. E passo a explicar: quando é emitida uma factura que não corresponde ao serviço prestado, é obrigação da entidade adjudicante, proceder à sua devolução justificando a inconformidade entre o serviço prestado e o facturado. Ora, se passado todo este tempo a Câmara não devolveu a factura, é por que aceitou como boa a factura recebida e se não pagou no tempo próprio, então DEVE!...

Portanto, é fácil perceber que o Sr. Vereador prestou publicamente as explicações que lhe "sopraram", mas foi enganado. Foi para a luta, mas deram-lhe munições de pólvora seca. Está visto que vai ter de manter uma moral muito elevada para continuar a travar as batalhas dos outros, desarmado, desapoiado e aldrabado. Diz o povo que cada um faz a cama em que se há-de deitar...

Imagine-se agora que a Proambiental abriu um ciclo em que os fornecedores credores, em vez de enviar ofícios a pedir pagamento, passam a fazer manifestações à porta da Câmara Municipal de Loures. As divídas são tantas e variadas que não poderá ser sempre o Vereador Galhardas a tentar desculpar a coisa. Ele não tem o Pelouro das Finanças, nem é Presidente da Câmara. Haverá por aí alguém da maioria PS para enfrentar os problemas que cria ?

E SE A PARTIR DE AGORA, PASSAR A SER ASSIM ?!...

Sem comentários: