17/07/07

Cheira a bolor, não cheira ?



No tempo do "Estado Novo", expressão light para o período fascista em Portugal, era assim: sempre que o Presidente da Câmara tinha o incómodo de sair do gabinete e se deslocava a uma paróquia, era certo e sabido que era orquestrada uma festarola em sua honra e que a Banda Filarmónica da terra ou uma qualquer emprestada, lá ia abrinhantar a presença da ilustre figura. Era recebido à entrada da localidade e seguia envolto nas mais celestiais partituras que a composição filarmónica fosse capaz de executar.

No fundo, fazia-se de conta que era Deus na terra! E deviamos todos ficar gratos pela preferência e pelo incómodo a que se prestava sua Excelência. Não faltaria a seu lado (para reforçar as conexões divinas e benzer tudo o que Sua Excelência dissesse e fizesse) o Bispo da zona.

Foi assim no Concelho de Loures durante 48 longos anos. Estaremos de volta a tão bolorentos, obscurantistas e repressivos tempos ? Já não há cerimónia que não tenha representante divino, a benzer, a benzer, a benzer...

E agora, também já temos as Bandas Filarmónicas a abrinhantar as visitas do Presidente da Câmara, como é o caso de Bucelas, onde Sua Excelência já não se desloca sem música e desfile a condizer.

Associado à crescente arrogância e autoritarismo do Governo, esta espécie de caciquismo, orquestrado a partir de uma respeitável e centenária Colectividade, exala um estranho odor.

Cheira a bolor, não cheira?

Sem comentários: