13/07/07

Demagogia também anda de segway ?



A agência noticiosa Lusa, divulgou uma notícia que, mais coisa menos coisa, saiu assim em alguns jornais: "A Câmara de Loures testou veículos Segway enquanto possíveis “alternativas ecológicas” aos meios de transporte no município, revelou à Lusa João Galhardas, vereador do Ambiente. Os veículos Segway, compostos por duas rodas separadas por uma plataforma para o condutor e por um volante que, através da inclinação dada pelo corpo do próprio utilizador, viram e andam na direcção pretendida, gastam um euro de energia por cada 600 quilómetros percorridos e têm um custo de cerca de 5700 euros por unidade. O teste feito pelo vereador do Ambiente consistiu na realização do percurso entre o Departamento do Ambiente e o Palácio Marquês da Praia, onde se realizou uma reunião camarária, num total de 2,3 quilómetros percorridos em perto de sete minutos. João Galhardas escusou-se no entanto a revelar quem utilizaria estas viaturas em caso de investimento municipal."

Note-se bem o último período do parágrafo. O Senhor Vereador do Ambiente não sabe muito bem para quê ou para quem o segway pode servir na Cãmara Municipal. Portanto, ou achou graça ir para a reunião de Câmara num veículo modernaço e pronto, fica por aí. Ou então, calculou que a coisa caía bem para a fotografia e para render espaço nos jornais e lá conquistou as suas 10 linhas de glória...

A interpretação pode bem ser que, agora, a demagogia nos chega por segway...

É que no tempo de um outro Vereador do Ambiente a Câmara Municipal de Loures assinou um Protocolo com a Valorsul que estabelecia a oferta, por esta, de um autocarro movido a energia alternativa. O Protocolo foi aprovado por unanimidade em Reunião de Câmara e não foi alterado até hoje. Contudo, a actual gestão municipal, não quis saber nem de Protocolo, nem de energias alternativas para nada e aceitou um problemático autocarro alimentado ao fóssil gasóleo.

A menos que os segway's venham a servir para substituir o autocarro - que devia ser um exemplo e não é - e as crianças das escolas, passarão a deslocar-se para o Parque Urbano de Santa Iria de Azóia cada uma na sua "máquina" ambiental ou então, só pode concluir-se que esta foi apenas e só uma operação de demagogia barata.

A demagogia também anda de segway ?

3 comentários:

Anónimo disse...

Já agora talvez não fosse má ideia fornecer umas máquinas dessas aqui ao pessoal de Sacavém, por forma a poder contornar mais facilmente os calhaus e os buracos da interminável obra de requalificação da Av. Estado da Índia.

Anónimo disse...

Eu vi a reportagem na RTP1, até o Sr. Presidente da CMLoures chegou à última da hora para experimentar, enfim...fica sempre bem para a fotografia. Contudo deviam seguir os exemplos de outras Autarquias, como refere o post, de viaturas movidas a outras energias e não tão prejudiciais ao ambiente como certos fogareiros municiapis que andam a circular por Loures.

Anónimo disse...

Nas festas que estão a decorrer em Loures lá está a barraquinha da empresa que comercializa esses brinquedos. Muito à frente era a Câmara Municipal terminar o contrato de aluguer operacional dos carros topo de gama que recentemente celebrou e adquirir uma coisinha daquelas para cada vereador. Isto claro está que lhes arranjem uns patins definitivos!